25 de ago. de 2009

Baixar ou não baixar? Eis a questão.

Postado por Anônimo

 

Estava eu lendo as notícias no g1.globo.com e me deparei com a notícia de que a Inglaterra está estudando como irá punir as pessoas que fizerem downloads de materiais protegidos por direitos autorais (como filmes e músicas). Esta medida já foi adotada na França mas depois foi considerada inconstitucional e então revogada. As medidas que poderão ser tomadas incluem o bloqueio de acessos a sites de downloads, redução da velocidade da banda larga e até mesmo o corte temporário da internet do “infrator”.

E então me lembrei da situação vivida por nós, alunos dos cursos de informática, ou por qualquer usuário comum de computador: a cópia ilegal dos sistemas operacionais Microsoft Windows. Várias notícias já foram publicadas em vários site sobre pessoas que tiveram de pagar multa por usarem cópias não-licenciadas do mais famoso SO, produzido pela “mamãe” Microsoft, como o caso do diretor de um colégio na Rússia que foi multado por usar o Windows pirata em computadores do seu colégio e a prisão de 4 pessoas na China pela distribuição de uma versão pirata do Windows XP.

Muito se discute nos fóruns e blogs sobre informática sobre a questão do custo x benefício dos SO’s Microsoft Windows. Alguns defendem a utilização do Linux, sistema operacional open source (código aberto) e grátis, afirmando que este é o melhor SO disponível no “mercado” mas que não é bastante utilizado pois são poucos os desenvolvedores que criam programas para o Linux, pois não há um retorno financeiro, ao contrário do que acontece com o Windows.

Em minha humilde opinião o Linux tem tudo para ser o SO mais popular do mundo! Afinal tudo o que as pessoas procuram é o um SO de boa qualidade e que seja de graça. O Linux tem seus problemas? tem sim! Mas vai me dizer que o Windows não tem nenhum problema? hehehehe haja inocência :P O grande problema do Linux é o que foi citado acima, o fato de poucas pessoas desenvolverem para ele e então você quer usar certo programa e… cadê? Não tem :S. Outro problema que resulta na pouca utilização do Linux é o comodismo ( não irei culpar ninguém pois sofro do mesmo mal) mas analisemos a seguinte situação: Você usa o Windows desde quando? Muito tempo, não? Pois é. Praticamente em qualquer lugar que você vá usar o computador o SO instalado é Windows, estou errado? Entretanto, tenho certeza que você não começou a usar o Windows já sabendo mexer nele. Porém com o tempo foi se acostumando e hoje já não tem tanto problema. Depois de todo este tempo você fica sabendo que existe um tal “Linux”, tenta aprender a utilizá-lo e enfrenta as mesmas dificuldades que enfrentou ao aprender o Windows, mas agora você tem uma saída logo ali, por trás da “janelinha”. O que você escolhe? Voltar para o Windows. Este é o caminho que muitos seguem, não será somente você ;D e é a maior barreira que o Linux encontra para se difundir.

Agora imagine como seria se o oposto ocorresse… Imaginou? Leia o post “E se o Linux fosse o sistema mais usado do mundo?” do Blog I/O Tecnologia e tenha uma pequena idéia. Veja também os comentários e entenda um pouco mais da discussão :D.

Dicas do Blog:

  • Se você é estudante dos cursos de informática do CEFET-RN, e também de outras instituições de ensino superior ou técnico-profissionalizante, lembre-se que você TEM DIREITO a uma cópia original de qualquer programa da Microsoft através do Microsoft Developer Network Academic Alliance (ou MSDNAA xD), exceto o Office.
  • Se você quer utilizar a última versão do Ubuntu (9.04), você pode recebê-lo de graça na sua casa. Basta entrar no site https://shipit.ubuntu.com/ e fazer seu pedido.

E você? O que você acha da punição a pessoas que baixam mídia da internet? o que você pensa sobre a “batalha” Windows x Linux ?

Deixe seu comentário e contribua com nosso blog! smile_teeth

Quer ficar por dentro das novidades do Blog do CAINF? Assine nosso Feed!

4 comentários:

Danilo Augusto disse...

Rapaz... Sinceramente

Eu baixo avioes, ferro na boneca, roberto carlos, fagner e um monte de outras coisas. Nunca a federal foi bater la em casa nem nunca esses artistas puseram a cara na mídia para propor sançoes penais para quem obtém de forma ilegal suas obras. Porque eles nao vao ? Porque é anti-popular, porque eles sabem que nunca ninguem vai deixar de baixar as músicas deles de torrent e emule e o mais importante, o Estado nao tem condicoes logisticas e juridicas de interver em questoes tao sem controle como esta da pirataria.

Quanto ao Windows x Linux nao há mt o que falar... Apesar de tudo, sou um amante do Windows e nao gosto do Linux 4 Desktop. Nada pessoal, apenas tenho preguiça de me adaptar ao SO.

Essa é minha opiniao acerca deste tema.

Abraços Arthur, parabéns pelo Blog ;)

Anônimo disse...

Realmente Danilo, mas essa decisão ainda não chegou no Brasil, e mesmo que chegasse acho que não haveria muita fiscalização.

Concordo plenamente com o que você escreveu, até mesmo porque a venda de cd's e dvd's piratas já é uma prática comum no Brasil e ninguém faz nada com relação a isso.

Minha situação com relação ao Linux é a mesma, preguiça de me adaptar ao SO, pra se ter uma idéia recebi o CD do ubuntu sobre o qual falei no post e até agora ele está encostado aqui...

Obrigado pelos parabéns!
Abraço

Anônimo disse...

Com relação ao windows...

para a maior parte do mundo em desenvolvimento, a microsoft não dá a MÍNIMA para pirataria.

Eu li um doutorado de um aluno de harvard, de uns bons anos atrás, que mostra como o windows seria uma fração do que é hoje se não fosse a distribuição ilegal. O windows só tem sucesso pq ele conseguiu captar os usuários domésticos. Fora dos EUA, nem todos usuários médios de desktop estariam dispostos a desembolçar uma quantia que se compara ao seu salário por uma licença, e naturalmente migrariam para outras plataformas - provavelmente abertas ou muito mais baratas.

Anônimo disse...

@gustavram

Concordo em partes com seu comentário. Apenas acho que na verdade a Microsoft não DAVA a mínima para a pirataria. Agora que o windows já é um SO difundido e utilizado na maior parte dos computadores eles estão de olho e "beneficiam" aqueles que possuem uma cópia licenciada do Windows.

Só para complementar, antigamente não havia punições pelo uso de cópia ilegal do Windows. Já hoje os casos são inúmeros. É claro que se eu ou você tivermos uma cópia ilegal, o Tio Bill não irá nem saber, nem dar a mínima para isso. Eles caem encima daqueles que produzem, revendem ou utilizam em média ou larga escala, produtos não licenciados.

Obrigado pela participação! ;D

Postar um comentário