26 de ago. de 2009

“Boicote à Microsoft!”

Postado por Anônimo

 Windows7Sins É o que está promovendo a Free Software Foundation (FSF), uma entidade que defende o uso de Softwares de código aberto. A fundação lançou um site, o “windows7sins.org”, com o objetivo de realizar vários movimentos contra o Windows7, mas não apenas ao SO, à Microsoft em geral. Com base na citação “Dê um peixe a um homem e o alimente por um dia. Ensine-o a pescar e o alimentará por toda a vida” (sensacionalista não?) de Lao Tzu, a FSF mostra vários motivos pelos quais está combatendo a Microsoft, que segundo ela está cometendo “abusos” contra os usuários dos seus sistemas operacionais. Iremos mostrar aqui os principais pontos abordados pela fundação.

  1. O primeiro ponto abordado é o “carro-chefe” da campanha anti-Microsoft. A FSF afirma que a empresa do Tio Bill (:D) estaria intoxicando a educação por todo o mundo ao impor o uso dos seus SO’s, utilizando-se de $dinheiro$ para “corromper os departamentos de ensino”. Com relação a esse ponto, concordo apenas em partes… acho que em muitos locais o que ocorre é: “o Windows não é o sistema mais usado? é. Então vamos utilizá-lo aqui também…”. Não está de todo errado, afinal os seus alunos são acostumados a utilizar esse SO e não terão muitas dificuldades em aprender, porém esse ensino bem que podia ser conciliado com um sistema de código aberto não?  =/
  2. Ainda segundo a FSF, a “mamãe” Microsoft estaria invadindo a privacidade de seus usuários licenciados utilizando programas como o Windows Genuine Advantage para inspecionar o seu HD. Confesso que com essa eu fiquei com medo :P, mas a “acusação” é séria e deve ser verificada…
  3. Outra acusação feita é de que a MS teria tentado bloquear a livre padronização de formatos de documentos, pois isto ameaçaria o domínio do famoso Word, e inclusive teriam se utilizado de suborno para que isto não acontecesse.
  4. O último dos pontos abordados é a vulnerabilidade à vírus, e como o software é secreto os usuários dependem das atualizações da Microsoft, que demoram muuuuuuuitooo! E neste ponto eu concordo plenamente… o usuário dos Windows são totalmente dependente da empresa, que tem seus próprios interesses de segurança, e não são os mesmo dos usuários. O problema não é tão agravante no Linux, visto que os usuários têm acesso ao código-fonte do sistema, o que torna o processo de atualização mais rápido, e também por que, não sendo o SO mais famoso, poucos vírus rodam na plataforma.

A campanha remete ao post “Baixar ou  não baixar? Eis a questão.” e a discussão já é antiga, apenas agora resolveram entrar em ação. Sem dúvida nenhuma o sistema mais politicamente correto é o Linux, defendido pela Free Software Foundation, mas a Microsoft não é esse diabinhosmile_devil que a FSF está mostrando.

Abraço!

Fonte:

Quer ficar por dentro das novidades do Blog do CAINF? Assine nosso feed!

Gostou do post? Comente ;D

5 comentários:

Camila Ciccarelli disse...

Realmente essa questão vem de longa data... Mas com o comodismo da grande maioria dos usuários de computadores no mundo, o Linux não é tão difundido assim entre pessoas que o usam só pra internet e word. Geralmente, os usuários do Linux são aqueles que possuem interesse em buscar algo melhor, ou pelo menos testar, pra ver como funciona. O que a grande maioria das pessoas não faz. Por isso, acredito realmente que um "Boicote", hoje, não adiantaria muita coisa. Infelizmente.

Parabéns pelo blog, Arthur!

Anônimo disse...

Obrigado Camila!

O Boicote pode realmente não adiantar muita coisa, mas abriria os olhos de muitas pessoas para o que realmente está acontecendo. Creio que essas acusações devam ser investigadas e o seu resultado exposto para a população em geral.

Exigir a justiça nunca é demais ;D

Sobre a quetão do comodismo... falei um pouco sobre isso no post "Baixar ou não baixar? Eis a questão" (http://cainf2009.blogspot.com/2009/08/downloads-ilegais-serao-punidos.html)...

Mais uma vez obrigado!

Unknown disse...

Pra mim não passa de enrolação. O windows não é o sistema mais usado à toa, dizer que ele é ruim é viagem. Claro que tem bugs, como qualquer outro, e só tem mais vírus que os outros SOs justamente porque é o mais usado.

Quanto a alterar o codigo fonte do linux como quiser... quem sabe fazer isso tem conhecimento suficiente pra não rodar nenhum vírus de internet no windows ;P

Não tou defedendo a microsoft, mas acho que ela tem o direito de reservar o código fonte, apesar de achar idiota, isso.

Linux também não é lá essas coisas, complicações demais pra detalhes, sem falar na imcompatibilidade dos programas.
Java surgiu pra isso, mas tem muitas desvantagens na execução.

Unknown disse...

incompatibilidade :x

Anônimo disse...

@Hudson

- Você tem razão ao afirmar que o Windows não é o SO mais usado do mundo à toa e que não se pode afirmar que ele é ruim. Porém, temos de perceber que para muitos, o Windows se torna "uma porcaria" ao tomar atitudes como as citadas pela FSF e temos de respeitar essas opiniões.

- Com relação à questão do vírus... isso é fato! Como o Windows é mais popular, a maioria dos vírus é feito pra rodar no windows.

- O direito a reservar o código fonte ela tem sim, e isso ninguém discute... porém não entendo o pq de tanto segredo com certas coisas e outro grande problema é a demora das atualizações =/

- Eu diria que o maior problema do Linux é justamente a incompatibilidade dos programas... falei um pouco sobre isso no post ""Baixar ou não baixar? Eis a questão" dá uma passadinha por lá :D

Agradeço a sua participação no blog!

Postar um comentário