13 de out. de 2009

O Google acabou! E agora?

Postado por Anônimo

 

imageCalma pessoal, por favor ninguém precisa ir checar o seu Gmail, sua conta no Youtube, Orkut, Blogger e etc. o Google não acabou… AINDA. Mas você já parou pra pensar o que aconteceria se, de repente, o Google falisse e tudo o que você tem relacionado a ele (acredite, não é pouca coisa) fosse junto?

Um dia desses na aula de história a professora estava se apresentando e apresentando a turma, quando ela perguntou como faria para saber sobre a vida de uma pessoa na sala sabendo apenas seu nome (se não me engano foi assim). Logicamente que, numa turma de informática, a resposta foi uníssona: “Bota no Google” A professora deu aquela risadinha e logo depois soltou: “O Google acabou… Não tem mais Google. O que eu faço agora?” A turma inteira começou a rir e os comentários eram “É o apocalipse!”, “Lá se foi o Orkut…”, “Meus E-mails!!” etc. A partir daí tive a idéia de escrever este post para que pudéssemos ver o tamanho da dominação do Google no mundo.

O Império Google

 image

Bem, primeiro vamos detalhar apenas algumas ferramentas que o Google possui:

  • Google.com (somente a mais famosa ferramenta de busca)
  • Orkut
  • Youtube
  • Gmail
  • Blogger
  • Google Talk
  •    ||     Analytics
  •    ||     Webmasters
  •    ||     Translate
  •    ||     Earth
  •    ||     Chrome
  • Feedburner
  • Google Docs
  •    ||     Groups
  •    ||     Maps
  •    ||     Calendar
  •    ||     AdWords
  •    ||     Reader

Estas são apenas ALGUMAS das ferramentas do todo-poderoso Google e com certeza você utiliza várias delas (Entre estes eu utilizo o Google.com, Orkut, Youtube, Analytics, Translate, Feedburner, Groups, o Maps e o Earth somente :D)

Semana passada a notícia mais comentada era de que 30 mil senhas do Hotmail de do Gmail haviam vazado na internet. O pânico foi geral e muitas pessoas mudaram as senhas dos seus e-mails. Por que? Por que várias estão guardando tudo, TUDO! em seus e-mails… Desde uma mensagem de Natal bonitinha de 1900 e Madonna virgem a documentos importantíssimos (sim… o Gmail está virando um HD na nuvem). Isso me fez refletir se é realmente necessário utilizarmos os serviços do Google desta maneira.

HD na nuvem

É importante ter um backup dos seus arquivos? É. É melhor que ele seja na nuvem? Pode ser. Mas lembre-se Backup não é HD externo… é uma cópia de segurança!

Computação na nuvem é certamente o futuro da computação, mas o presente é muuuito diferente. Não devemos ter plena confiança na Internet (a começar pelo nome :P) pois se a rede cai… e aí? Vai fazer o que?

Procure utilizar as velhas formas de backup também, como Pen drive e CD, que são baratos (inclusive o pen drive que caiu de preço).

Procure alternativas

O Google não é a única empresa do mundo que oferece esses serviços (apesar de ser a melhor). Então procure sempre ter opções. Yahoo!, Windows Live e vários outros serviços espalhados por aí, procure ver qual o melhor, dar sua sugestão aos seus amigos, mesclar serviços etc. NÃO SEJA UM GOOGLE-DEPENDENTE!

Vocês podem até dizer que eu falo isso mas não faço nada com relação a isso… até certo ponto é verdade, mas pelo menos estou tentando usar outras ferramentas.

O que você perderia?

Agora é a sua vez. Conte-nos o que você perderia com o suposto fim do Google e a sua sugestão para que o desespero de alguns não fosse tão grande.

 

Dica de leitura:

Quer ficar por dentro das novidades do Blog do CAINF? Assine nosso feed e siga-nos no twitter smile_teeth

7 comentários:

Danilo Augusto disse...

Putz... Se o Google parasse a primeira palavra que você escutaria da minha boca seria FUDEU !

Cara, Google Docs, orkut, groups, translate, analytics, feedburner... Minha vida digital tá nesse desgraçado.

Mas o dia em que o Google falir vai ser o dia em que haverá o último julgamento e Jesus descerá dos céus... Vai demorar um pouco...

Vlw pe**ante

Anônimo disse...

Danilo...
realmente vai demorar muuito para o Google falir

Mas seria bom nos prepararmos para esse dia (já que você falou na questão do apocalipse :P)

Vlw pe**ante [2]

Otávio Neto disse...

Rapaz... é meio difícil de dizer isso... mas acho que tudo que eu tenho com relação a internet ou até mesmo com relação à informática em geral está no google...
Então, acho que me lascaria totalmente xD...
Fazer oq??? não sou nenhum técnico em iformática!! xP

Anônimo disse...

Otávio,
na verdade nem tudo que você tem em relação a internet é ligado ao Google (a começar pelo seu email Hotmail, q eh da Microsoft).
Mas muita coisa é ligada à Google msm, é difícil fugir dessa realidade. Fiz o post para mostrar a realidade de quase todos nós que ligamos nossos computadores quase todo dia para entrar na internet :P
Tomara que os que leiam sigam as instruções, não pensem apenas "O Google não vai acabar tão cedo... não preciso disso", mas pensem que ninguém aqui anda com uma viseira como os cavalos. Temos de olhar ao nosso redor e ter um leque grande de opções para não nos restringirmos ao comum.

Portella disse...

Se o Google fosse abaixo, certamente eu ia me importar mais com meus e-mails, pois uma das minhas contas é usada para contatos importantíssimos e eu perderia umas 200 mensagens ou mais.

Wesleyaz disse...

Muita coisa não, só meu orkut e um excelente buscador que facilita nossa vida... no mais, nada...
Porém se a Google fosse de uma hora pra outra, o mundo parava... pois a empresa influencia bastante indiretamente em nossa vida, não só a sua vida digital ;)

Anônimo disse...

Portella,
passaria pela mesma situação que você se a MS viesse abaixo (afinal o hotmail é da MS)

Aliás... é um bom ponto para discussão...
"Quem tem mais chances de falir primeiro: Microsoft ou Google?" deixo o abacaxi pra vocês descascarem...

Wesleyaz,
uma dica pra quem é dependente do google.com: comece a usar um pouco o Bing ;)
No EcoDevelopers os caras mostraram um pouco do Bing e eu fique um tanto impressionado, vale a pena conferir.

Postar um comentário