18 de set. de 2009

Microsoft surpreende e entra de vez no mundo Open Source

Postado por Anônimo

 

desconfiançaNo dia 10 de setembro uma nova fundação Open Source, a CodePlex Foundation, foi criada… advinha por quem? MICROSOFT! Este seria seu último palpite creio eu. “O que houve com Bill Gates? Deram um golpe de estado na MS? Houve uma invasão de pinguins em Redmond?” estas são as perguntas do céticos ao verem essa informação (eu também não acreditei).

A principal intenção (segundo declarado pelos diretores da fundação) é a de tentar estabelecer uma boa relação com a comunidade open source (e é claro melhorar a visão que muitos participantes desta comunidade têm da Microsoft).

Segundo o site da CodePlex Foundation, a fundação foi criada com o objetivo de melhorar o entendimento entre as empresas que produzem os softwares e a comunidade open source:

“A fundação CodePlex irá complementar as organizações e fundações open source já existentes, proporcionando um fórum no qual as melhores práticas e compreensão compartilhada poderão ser estabelecidas por um amplo grupo de participantes, as empresas de software e comunidades de código aberto.”

Além disso a Microsoft está abrindo espaço para que pessoas e empresas participem diretamente da fundação, que tem como presidente interino Sam Ramji, como parte do Conselho de Administração ou Conselho Consultivo (se quiser ver com seus próprios olhos que isto é verdade, acesse a seção Participate do site na qual você pode participar da fundação).

Não sei porque, mas tudo isto soa muito estranho no meu ouvido, como se algo dissesse “tem coisa errada aí”. Microsoft criando uma fundação open source, abrindo espaço para que as pessoas participem diretamente… Mas quem sou eu para julgar a Microsoft não é mesmo?

Além da Microsoft, algumas outras empresas estão participando da CodePlex: SugarCRM, DotNetNuke, Novell, HP, MindTouch e Monty Program AB.

Para os que não se lembram, há dois meses atrás a MS liberou vinte mil linhas de código fonte do Hyper-V, a plataforma de virtualização, para o kernel Linux. Um tiro no pé! Logo depois foi descoberto que a abertura de código era uma violação da GPL. Explicando melhor o caso: um driver de rede  do Hyper-V possuía componentes licenciados sob GPL. O Tio Bill em uma de sua maléficas tramóias (como diriam alguns) “linkou” esses componentes aos binários de código fechado, o que é proibido pela GPL. O fato foi descoberto quando Stephen Hemminger, engenheiro-diretor do projeto Vyatta e contribuidor do Linux, verificou esse desvio de conduta e informou para Kroah-Hartman, o chefe do Linux Driver Project. A empresa de Redmond, pouco tempo depois anunciou o lançamento do código sob GPL, em uma jogada de marketing, como se fosse um ato totalmente voluntário.

A partir desse esclarecimento, a relação com a comunidade open source que já era fraquíssima, piorou. E agora a MS está tentando consertar, e para isso criou a CodePlex Foundation.

Será que desta vez vai dar certo? Só Deus sabe. O único ponto que para mim está claro é que ambos os lados poderão ganhar com essa nova fundação, se souberem se portar diante das mudanças de ambiente que irão ocorrer na Microsoft e no universo Open Source.

No twitter do Sam Ramji você pode obter mais informações.

Quer ficar por dentro das novidades do Blog do CAINF? Assine nosso feed! smile_wink

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário