12 de set. de 2009

Como e aonde estudar tecnologia no exterior…

Postado por Anônimo

 

calvin_estudar Estudar no exterior é o sonho de pelo menos 9 a cada 10 alunos dos cursos de TI (e eu me incluo nessa contagem). Mas como a gente pode conseguir uma vaga nas melhores universidades do planeta? Continue lendo :D

O primeiro passo é ter certeza de que é isso que você quer, não ir só por ir, até mesmo porque nem todas as universidades são melhores do que as daqui somente por serem do exterior (ou você acha que os cursos de TI do ITA, Unicamp e USP são facilmente batidos?). O processo de escolha é longo e iremos falar sobre isso depois.

O segundo passo é ter maturidade. Sem isso dificilmente você concluirá seu curso, pois a saudade da família, dos amigos, da cultura do seu país, a convivência com pessoas fora da “normalidade” irá te afetar de uma maneira enorme e dificultará o processo.

Agora vejamos os temidos requisitos:

  • Um bom (no mínimo bom) desempenho acadêmico é FUNDAMENTAL, viu o que eu escrevi? FUNDAMENTAL, para o seu ingresso nas boas universidades no exterior;
  • Uma boa carta de recomendação também é uma boa pedida ;D
  • Outro requisito também muito importante é a fluência no idioma. Você acha que eles irão passar por cima dos erros de escrita na sua tese (que tem entre 200 e 300 páginas) somente porque você é estrangeiro? Se respondeu não, acertou :P e não vão meeesmo

Agora uma das partes mais complicadas: A escolha da universidade. A Revista Info deste mês traz boas dicas e irei colocar  aqui. Além das famosas Harvard e Stanford, são indicadas a Massachussetts Institute of Technology (MIT), a Universidade da Pensilvânia, a Universidade do Estado da Louisiana, Universidade de Washington (todas na terra do Tio Bill), Cambridge (no Reino Unido) e École Polytechnique (em Paris). Agora saiba que,para entrar em uma destas universidades, é imprescindível ter todos aqueles requisitos e mais um pouco (um ótimo histórico escolar, ótima carta de recomendação e falar como se fosse um deles xD).

Abordemos então um outro ponto: Cá está você querendo estudar TI no exterior mas acha que um curso na UnP é muito caro (para os que não são do RN, a UnP é a universidade mais cara do estado), imagine quando você se deparar com o valor dos cursos nas universidades de Harvard, Stanford, Cambridge e MIT (uma média de US$32.000 / ano) … barato né???estudar-vestibular ;D

Aqui vai uma dica pra você que não tem condições de arcar com essa despesa (além das outras que você certamente terá por lá): Bolsa de estudos! Algumas universidades brasileiras (como USP e Unicamp) mantêm convênio com universidades estrangeiras para que seus alunos possam fazer uma pós-graduação, estágio, mestrado, doutorado ou qualquer outra coisa que melhore o currículo de seus alunos e o nome da instituição.

Mas se você não estuda em uma universidade você pode recorrer a instituições que financiam total ou parcialmente os seus estudos em outro país.

  • Para mestrado ou doutorado, pode-se recorrer a um órgão como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação;
  • Você também pode participar de uma seleção em programas desenvolvidos por empresas particulares ou públicas, como o Instituto Brasil-Estados Unidos, o Institute of International Education.

Para acabar gostaria de deixar a frase de um dos entrevistados da Revista Info apenas para deixá-los com água na boca

“Mas, para quem tem interesse em pesquisa, estar em um centro mundial de excelência, esbarrando com um prêmio Nobel no refeitório é incrível. Ter tempo com pessoas incrivelmente brilhantes é realmente transformador. Elas pegam as suas idéias meio mal formadas e em uma manhã reorientam sua cabeça”

Incrível não? então, se é seu sonho, BATALHE POR ELE!

Quer ficar por dentro das novidades do Blog do CAINF? Assine nosso Feed!

 
Com informações da Revista INFO Exame, edição de Setembro de 2009.
Gostaria de pedir desculpas aos leitores do Blog do CAINF pelo tempo que passei sem postar nada, mas tentarei manter uma regularidade nesta semana e postar mais informações. Esperem muitas informações vindas da Revista Info (é realmente uma ótima revista :D)

3 comentários:

Unknown disse...

Como no post abaixo, é preciso tirar do papel. É uma pena que tão poucas oportunidades surjam. Porém, é gratificante saber que essas oportunidades são dadas a um seleto e feliz grupo de pessoas que, de fato, merecem.

Anônimo disse...

Realmente Jalles, bolsas de estudo para estudar tecnologia no exterior (principalmente nas instituições citadas no post) são difíceis de aparecer. Mas, como eu disse, se esse é o seu sonho, batalhe por ele e você precisará apenas ficar ligado nas oportunidades que surgirem.

Para que as oportunidades apareçam mais facilmente, é bom estudar numa instituição de qualidade reconhecida naciolmente, e porque não internacionalmente? (não estou falando da UnP :P), e eu sei que você tem competência para chegar lá ;D

E com você disse, sonhos não podem ficar apenas no pensamento, eles foram feitos para serem realizados. Mas isso dependerá apenas de quem o sonhar.

Abraço

Anônimo disse...

completei meus curso universitarios now EUA (graduacao e MBA). Tenho 10 anos de formado e agora trabalho na Cisco..quem tiver duvidas sobre o processo de estudar nos EUA e so me escrever...

Postar um comentário