21 de ago. de 2009

BrainPort - Enxergando através da boca

Postado por Anônimo


Não é de hoje que a tecnologia serve para muitos fins. O mais nobre deles sem dúvidas é o de ajudar as pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida, e este é o objetivo da Wicab ao construir o BrainPort.

A idéia de "ver através da boca" nasceu a partir da declaração do neurocientista Paul Bach-y-Rita, um dos fundadores da Wicab, quando na década de 60 ele já afirmava "Your brain is what really sees, not your eyes" (Seu cérebro é o que realmente vê, não os seus olhos).

A partir daí iniciou-se o desenvolvimento do BrainPort, um dispositivo que ajuda pessoas cegas a enxergar por meio de sinais elétricos enviados através das terminações nervosas da língua ao cérebro.

O protótipo que está sendo testado atualmente utiliza uma câmera localizada no meio de um par de óculos escuros, para que a imagem captada pela câmera seja aquilo que o usuário veria. A câmera envia sinais digitais a uma CPU que os converte em pulsos elétricos, que por sua vez são transmitidos ao DIO (Dispositivo Intra-Oral) que está em contato com as terminações nervosas da língua e enviam a imagem ao cérebro.

O protótipo do BrainPort já está beneficiando muitas pessoas e, além disso, trasmitindo esperança a milhões de deficientes visuais no mundo inteiro que esperam pelo dia em que poderão entender o real sentido da frase dita por Paul Bach-y-Rita na década de 60.



Gostou do post? Comente :D

Fontes:


Agradecimento a Danilo, do blog I/O Tecnologia, pelo incentivo e pela ajuda na construção desse post.

Quer ficar por dentro das novidades do Blog do Cainf? Assine nosso Feed.

2 comentários:

Camila Ciccarelli disse...

Ótimo post!

Anônimo disse...

Vlw Camila! ;D

Postar um comentário